O que é AWS S3?

O que é AWS S3?

O que é AWS S3? Simple Storage Service ou AWS S3 trata-se de um serviço de armazenamento de arquivos, objetos ou blogs, focados em escalabilidade, disponibilidade, performance e segurança a um custo acessível.

O serviço AWS S3 é distribuído no mundo todo na conta AWS, organização buckets regionais, diferente das EC2, VPC e RDS, o S3 acessado pelo console AWS, dando uma visão global do ambiente e não somente região única.

Com custo acessível, paga-se pelo armazenamento e transferência de saída de arquivos.

Vamos entender mais e aprender sobre o serviço.

Quando usar o S3?

Um serviço de armazenamento flexível suporta casos como:

Armazenamento de arquivos para aplicações web: armazenamento de arquivos CSS, Java Script da aplicação e imagens enviadas via upload.

Arquivos de backups e logs: armazenamento de arquivos privados, logs e backups de longo prazo.

Archive para um grande volume de dados: armazenamento de objetos de até 5 terabytes que suporte quantidade ilimitada de objetos, grandes volumes de dados e economiza recursos.

Replicação de dados entre diferentes regiões: as aplicações são distribuídas pelo mundo todo, podendo replicar buckets inteiros independente da região da AWS.

Hospedagem de sites estáticos: aplicação web onde só contém arquivos estativos ou Single Page Applicatoins (SPA).

O que o S3 não faz?

O serviço AWS S3 é flexível, porém não é indicado para todo tipo de uso, pois existem serviços mais apropriados na própria AWS, conforme o uso. O S3 não há hierarquia de arquivos, onde a principal diferença com o disco local, onde todos os arquivos serão salvos num único diretório, não sendo permitido distinguir arquivos armazenados em pasta ou não.

Visualmente pode parecer existir uma organização por pastas, porém o que se tem é um separador lógico com o nome do arquivo.

Se uma aplicação possui operações em diretórios, listar ou mover diretórios inteiros, o S3 não melhorará.

Como configurar o AWS S3

Primeiramente deve-se configurar e fazer login numa conta da AWS. Será necessário criar quando for cadastrar-se no AWS S3, sem cobrança até o início do uso.

Logo após, os objetos da AWS S3 é armazenado num bucket, então antes de armazenar dados, crie um bucket no S3.

Após os dois passos, você estará pronto para adicionar os objetos a ele, podendo ser de todo tipo de arquivo, tais como texto, foto, vídeo e demais.

Recursos do AWS S3

Há alguns recursos do AWS S3 como:

Classes de armazenamento

Há várias classes de armazenamento com preços diferenciados:

  • S3 Standard: ideal para dados acessados com frequência;
  • S3 Intelligent Tiering: ideal para uso de dados desconhecidos, oferente categorias diferentes nas quais os dados são movidos para categoria econômica conforme o uso;
  • S3 Standar IA: opção com custo mais baixo pois os dados são acessados com menor frequência, mas que precisam de acesso rápido;
  •  S3 One Zone IA: para dados pouco acessado, mas que precisa de alta disponibilidade quando necessário for;
  • S3 Glacier: armazenamento de arquivos que não necessitam de rápido acesso, mas os custos variarão conforme o tempo que precisará para recuperar os dados;
  • S3 Outposts: recursos e APIs de armazenamento de objetos do S3 para ambiente AWS.

Gerenciamento do armazenamento

Os buckets do S3 podem ser gerenciados por várias ferramentas, configurando o módulo S3 Lifecycle que é um conjunto de regras e grupos de objetos, que gerenciam o custo.

  • S3 Object Lock: usa gravação única e diversas leituras que impedem os dados de serem excluídos ou sobrescritos;
  • S3 Replication: fornece cópias automáticas dos objetos;
  • S3 Batch Operations: permite ações em lote como copiar, definir ou listar objetos;
  • S3 Versioning: permite salvar versões anteriores dos objetos.

Gerenciamento de acesso

Os buckets são privados, onde somente proprietários têm acesso, mas é possível atribuir políticas de acesso. As ferramentas de gerenciamento de acesso ajudarão a auditar o armazenamento de dados e organiza os buckets.

Processamento de dados

Permite adicionar o código das solicitações para modificar e processar dados, executando a infraestrutura da AWS e gerenciado pela AWS, mitigando a necessidade de cópias diversas, pois a AWS trata as solicitações de acordo com os requisitos do código.

Registro e monitoramento de armazenamento

Parte essencial do gerenciamento de dados, fornece recursos para auxiliar o monitoramento e na reação de problemas com o Amazon CloudWatch, AWS CloudTrail, AWS Access Logs e AWS Trusted Advisor.

Definição de preço do Amazon S3

Com compromisso antecipado para quantidade predeterminada de armazenamento de dados e capacidade de transferência, caso exceda a capacidade, haverá cobrança a mais. Usuários corporativos sobreprovisionam a capacidade excessiva não paga.

Os preços são cobrados conforme o que se usa, e também pelos objetos armazenados. As tarifas são determinadas conforme a classe de armazenamento, tamanho de objetos e tempo de armazenamento.

Como o S3 armazena dados?

O S3 usa buckets, objetos, chaves, versionamento e políticas para explicar o armazenamento e organização.

Buckets do S3: como um contêiner para armazenar objetos, armazena dados e metadados. Um único bucket pode armazenar até 100 buckets separados.

Objetos do S3: servem como entidade fundamental armazenada dentro do S3, tanto objetos como dados ou metadados, usando chaves de Ids para versão.

Chaves do S3: chaves de objeto ou nomes de chave são identificadores dentro de um bucket, e todo objeto tem sua chave, ajudando a entender do que se trata o objeto.

Versionamento do S3: conhecido como ID de versão, os usuários são ajudados a entender qual variante do objeto se trata, aplicando Ids de versionamento a objetos não somente pelas chaves.

Política de bucket: políticas de bucket, IAM e ajudam a definir permissões para um bucket determinado ou objetos dentro dele, podendo adicionar uma camada extra de proteção aos dados. Lembrando que somente o proprietário do bucket pode criar política para um bucket e seus objetos.

Conclusão

Conforme vimos, o AWS S3 é usado por algumas das maiores empresas do mundo, para armazenamento e gerenciamento de dados.

Explore esse serviço de armazenamento e veja o que é mais viável para sua organização.

A Amazon possui diversos serviços que trabalham em conjunto com outras diversas ferramentas integradas para que se possa usufruir e armazenar com segurança os dados.