O que é integração de aplicações?

O que é integração de aplicações?

Neste mundo altamente competitivo, a integração de sistemas corporativos tornou-se uma questão muito importante. As amplas ideologias e abordagens em torno desse conceito mostram que as soluções de integração de dados de negócios são muito importantes. Mas afinal, o que é integração de aplicações?

As soluções de integração de sistemas são implementadas rapidamente. A perspectiva para os fornecedores de software de aplicativos de negócios de TI é mais brilhante do que nunca. Mas mesmo diante das empresas, o que isso significa?

A integração de aplicativos ou sistemas, em um contexto geral, é o processo de importação de recursos de um sistema para outro, geralmente usando middleware.

Esse processo pode ser difícil, especialmente ao integrar aplicativos com restrições legais em novos sistemas ou serviços da web. Dada a enormidade deste tópico, você poderia literalmente escrever um livro sobre como fazê-lo com sucesso. No entanto, alguns requisitos básicos de negócios são os seguintes:

  • Conectividade adequada entre diferentes plataformas;
  • Regras de negócios e lógica de transformação de dados;
  • Longevidade e flexibilidade dos processos de negócios;
  • Flexibilidade de hardware, software e objetivos de negócios.

Para atender a essas necessidades, o ambiente dos sistemas deve ter uma interface comum para comunicação livre, incluindo a capacidade do sistema de solicitar serviços online e ser compatível com outras plataformas e aplicativos.

Integração de aplicações empresariais

Talvez as melhores soluções a esse respeito sejam as Enterprise Application Integrations (EAI). Os serviços de integração de aplicativos de negócios preenchem a lacuna entre diferentes programas de computador. Eles também ajudam os funcionários no gerenciamento de informações por meio de interfaces de usuário simples. O principal objetivo da EAI é o uso eficaz da informação produzida pelos vários departamentos.

 As aplicações que podem ser integradas são:

  • Supply Chain Management (SCM)
  • Customer Relationship Management (CRM)
  • Business Intelligence
  • Recursos pessoais
  • Sistemas de comércio eletrônico

Esses programas pertencem a uma categoria denominada programas, como serviço (SaaS). Segundo pesquisa do Gartner, cerca de 75% das empresas de serviços de TI usam em média cerca de 6 aplicativos. Há várias abordagens possíveis para a integração de software empresarial.

Abordagens de integração de software

Bancos de dados: Como aplicativos, eles estão associados a um mecanismo que recebe e gerencia todas as mensagens de diferentes canais;

Link ponto-a-ponto: Os sistemas da empresa são conectados entre si por um link. Esses sistemas de integração de aplicativos corporativos são fáceis de construir, embora sua escalabilidade seja limitada.

Soluções Enterprise System Bus: Esta é uma solução em camadas para muitas empresas de TI que executam muitos aplicativos de negócios complexos. O sistema distribui a função de processamento de dados para outras partes da rede.

A escolha do método EAI depende dos objetivos da organização e da complexidade da infraestrutura de TI.

Vantagens da integração de aplicativos corporativos

 As vantagens dos serviços de integração de sistemas corporativos são muitas. Aqui estão cinco deles para sua melhor compreensão:

 1. Melhor gerenciamento e compartilhamento de informações

 A integração de sistemas aumenta a interoperabilidade entre diferentes departamentos de uma organização. Por exemplo, falhas de interoperabilidade podem custar à indústria automobilística dos Estados Unidos até um bilhão de dólares. Uma solução de software de aplicativo de negócios ágil fornece acesso a todos os dados coletados pelos aplicativos de negócios, eliminando as responsabilidades de processamento de dados.

2. Automação do fluxo de trabalho

A integração do sistema permite que você use os dados do cliente CRM para lançar uma campanha de marketing por e-mail e gerar relatórios para medir sua eficácia. A plataforma EAI melhora os processos de negócios e aumenta a transparência dos fluxos financeiros.

3. Flexibilidade da infraestrutura de TI

Com a ajuda da integração de software, as organizações podem desenvolver facilmente ferramentas de TI e responder a tempo às crescentes expectativas dos clientes. Quando se trata de comunicação interna, surgem desafios quando tarefas técnicas são exigidas de funcionários que não são tão experientes em tecnologia quanto os outros. Eles têm problemas para gerenciar uma estrutura  baseada em TI.

Em organizações maiores, pode haver situações em que os gerentes tenham dificuldade em gerenciar a infraestrutura de TI da empresa, nas quais não saibam como usar tecnologias inovadoras de maneira otimizada. A EAI ajuda a superar essas barreiras e simplificar o processo de negócios implementando melhores funções, combinando os dados e funções de vários aplicativos em uma interface fácil de usar. 

4. Criação de novas oportunidades

 Um dos principais benefícios organizacionais do EAI é que ele permite que os gerentes aprendam e respondam a novas oportunidades muito mais rapidamente do que antes. Os aplicativos de negócios podem ajudar as empresas a lidar com mudanças de mercado, problemas de gerenciamento de reputação, interrupções na cadeia de suprimentos e muito mais em uma única interface.

5. Aumento da Eficiência

O EAI permite que as empresas facilitem a comunicação, reduzam tempo e esforço, melhorem a funcionalidade e o controle, resultando em maior eficiência organizacional. Permite que a organização identifique e responda a novas oportunidades.

Um EAI feito de forma eficaz permite que as organizações percebam os benefícios holísticos de seus investimentos. Não é útil apenas integrar sistemas para melhorar a competência organizacional, mas também para melhorar o desempenho individual por meio de várias funções, como registros e recompensas de funcionários.