O que uma empresa precisa saber antes de investir em um roteador wi-fi corporativo?

O que uma empresa precisa saber antes de investir em um roteador wi-fi corporativo?

Problemas de conectividade como baixa velocidade de internet representam perda de dinheiro e competitividade para qualquer tipo de negócio. Um roteador wi-fi empresarial de qualidade significa investir na saúde financeira da sua empresa.

Esse projeto é essencial porque tem a função de distribuir um sinal com capacidade e persistência suficientes para um ambiente corporativo, ao contrário dos roteadores residenciais, que possuem requisitos especiais. Portanto, vale a pena ter em mente os critérios de escolha de um ponto de acesso, ou seja, um bom roteador WiFi corporativo que cumpra bem esse papel.

Entenda um pouco mais sobre com este artigo!

Pontos de acesso

Os problemas de conexão são geralmente escolha errada e/ou configuração incorreta do roteador, por isso, a dica mais importante na hora de investir nesse aparelho é ficar atento aos aspectos técnicos como suporte, garantia do produto e especificações.

Primeiramente atente-se as funções necessárias relacionadas à especificação do produto, tais como: a quantidade de usuários simultâneos e o local de instalação para ter uma área de cobertura de 100° wi-fi.

Outro ponto importante é observar se a taxa de transmissão e sua configuração resultam em melhor transferência de dados. Especificações como memória RAM, memória NVRAM, memória flash, memória ROM, CPU e tabelas de roteamento do produto são as funções responsáveis ​​pela segurança e garantia do roteador wi-fi desta empresa. Para explicar essa afirmação, a aplicabilidade de cada unidade é resumida a seguir:

  • A RAM armazena instruções e dados a serem executados pelo processador;
  • A CPU executa instruções do sistema operacional, incluindo funções de roteamento e comutação;
  • NVRAM (Non Volatile RAM) armazena o arquivo de configuração do IOS;
  • A memória flash geralmente não permite perda de conteúdo, por exemplo, ao desligar o roteador;
  • A memória ROM armazena um cronograma de inicialização como computadores comuns;
  • A tabela de roteamento é o principal componente que controla o tráfego de dados na Internet.

No entanto, essas informações só fazem sentido se estiverem relacionadas ao contexto e às necessidades de cada empresa.

Configurações e instalação

Os principais aspectos a serem analisados ​​para adequar uma estação base ao negócio são:

  • Qual a frequência de uso;
  • Se há estrutura de TI;
  • Verificar e analisar, com base no número total de funcionários da empresa;
  • Qual o nível de criticidade da informação que passa por esta rede;
  • Avaliação dos equipamentos da empresa, pois dependendo da geração dos equipamentos, podem ter características diferentes;
  • Análise do throughput médio por usuário, por exemplo: quanta largura de banda é usada por cada usuário;
  • Com base nessas informações, a instalação é o próximo passo e inclui, além da digitação, a definição do canal, escolha da frequência/faixa, intensidade do sinal, consumo de energia e protocolo (A, G, B, N e AC). do software de personalização.

Essas instruções para configurar e instalar um roteador wi-fi corporativo determinam sua eficácia. Para isso, além da ciência de processos, a empresa precisa de um bom parceiro para implementar uma internet rápida e segura.

Escolhendo o melhor roteador para empresa!

Para escolher o roteador, entenda:

  • Certifique-se de que o roteador suporte seus dispositivos;
  • O mais recente protocolo Wi-Fi é o 802.11ac. Isso é 3 vezes a velocidade do 802.11n;
  • Verificar as taxas de transferência de dados;
  • Recursos de segurança;
  • Suporte a VPN caso haja necessidade.

Quais são as vantagens do WiFi corporativo?

Uma rede que permite o compartilhamento de dados sem cabos aumenta a flexibilidade e a agilidade dos negócios. Além dessa principal vantagem, a implementação de uma rede empresarial apresenta outras vantagens:

Boa relação custo-benefício e economia de custos

 Ao contrário do Wi-Fi convencional, o investimento inicial de uma rede empresarial é pequeno para uma empresa, pois não é necessário. Instale cabos e compre vários roteadores, e não há modificações ou adaptações ao ambiente.

Por outro lado, evitam-se custos com manutenção de rede e equipe de TI exclusiva para dar suporte a problemas de rede, pois o sistema é muito mais prático e fácil de usar.

Segurança

Com uma estrutura de segurança muito mais robusta, o WiFi corporativo permite a integração com programas de controle de acesso, tornando realizar uma série de ações que contribuam com uma rede muito mais segura, como:

  • Autenticação de usuário;
  • Administração de senhas;
  • Soluções de criptografia e VPN;
  • Gerenciamento de políticas de segurança;
  • Ativos de rede modernos como controladoras, Access Point Indoor e Access Point Outdoor;
  • Planejamento adequado da rede;
  • Divisão entre rede corporativa e rede aberta para não funcionários;
  • Rastreamento de requisições geradas por agentes externos.

Flexibilidade, mobilidade de conexão e produtividade

A conectividade é mais rápida e responsiva em toda a empresa. Não há pontos onde o Wi-Fi seja mais forte ou mais fraco porque a área de cobertura é maior e a rede suporta muito mais usuários, o que garante uma conexão de alta qualidade para todos.

E como mencionado, não há mais necessidade de usar dispositivos adicionais como pen drives ou mesmo fazer upload de arquivos, pois fica mais fácil de se adaptar à nuvem, o que facilita o compartilhamento de dados. Isso torna os computadores mais leves e flexíveis, o que, por sua vez, aumenta a produtividade dos funcionários.

Escalabilidade

O WiFi corporativo cresce com o seu negócio sem custo adicional. Com isso, é possível ampliar significativamente as estações base da empresa sem instalações e novos planejamentos logísticos.

A escalabilidade dessa tecnologia permite atender às necessidades de conectividade de pequenas, médias ou grandes empresas.

Escolher uma rede corporativa para implantação pode ser uma tarefa bastante complexa, pois envolve também políticas de segurança, configurações de rede e funções de dispositivos e sistemas.

É necessário avaliar as redes disponíveis no mercado para evitar erros comuns, tais como escolher um provedor com baixo padrão e direcionar a solução de forma errada. Por isso, é recomendável contratar uma empresa especializada no assunto.

Analise se sua empresa está preparada e veja se os requisitos serão atendidos, para tonar a experiência melhor, estável e confiável, afinal, todos dependem da internet e o wi-fi corporativo precisa ser oferecido com segurança.