Por que é importante migrar para cloud?                                 

Por que é importante migrar para cloud?                                 

Há algum tempo a transformação digital era apenas um conceito abstrato. Hoje, mais do que nunca, o termo descreve urgência, pois há a necessidade de alavancar a tecnologia para desempenho e escalabilidade. Uma forma de alcançar tal resultado é migrar para a nuvem.

Entenda por que é importante migrar para cloud, boa leitura!

Por que migrar para a nuvem?

De acordo com um estudo da Deloitte publicado em 2017, pequenas e médias empresas que oferecem serviços em nuvem crescem em média 26% mais rápido. A razão para tais imagens vívidas não é difícil de entender. A computação em nuvem é uma solução ágil e flexível que é o completo oposto dos servidores físicos, que são fixos e também bastante disfuncionais em termos de mobilidade.

A mudança para a nuvem é, portanto, uma grande oportunidade para melhorar a eficiência e garantir a escalabilidade da empresa. Confira os três principais motivos para aderir à mudança!

1. Reduza os custos de infraestrutura

Os servidores físicos são caros para começar. Se você escolher infraestrutura local, esteja preparado para mostrar um bom dinheiro. No entanto, o investimento inicial não limita os pagamentos futuros pois, com o tempo, os equipamentos ficam obsoletos e precisam ser substituídos.

Ao escolher o modo nuvem, você não precisa mais se preocupar com a manutenção do servidor. O provedor é responsável por gerenciar os próprios datacenters. Sua equipe é a única responsável pelo uso de sistemas hospedados em nuvem pela Internet.

2. Segurança potencializada

Gestores não esperam desastres, mas eles podem acontecer. Por exemplo, um incêndio pode destruir as instalações de uma empresa e instantaneamente reduzir a cinzas toda a sua infraestrutura física. Se você não tiver um backup, o caos é certo: seus dados serão perdidos para sempre.  Com os serviços de nuvem, você não precisa ter esses medos. Todos os seus dados de negócios são protegidos porque não são armazenados fisicamente em servidores. Mas lembre-se: nunca desista do backup.

3. Garantia da mobilidade das operações

A mobilidade é uma das grandes vantagens da computação em nuvem. Afinal, o mercado mudou e agora exige que as empresas e equipes sejam cada vez mais dinâmicas e eficientes, independentemente do tempo e do lugar.

Na nuvem, tudo online. Se, por exemplo, é um profissional que precisa viajar a trabalho, não há motivo para pânico: basta ele pegar um dispositivo de rede e acessar as informações necessárias para se manter produtivo, mesmo que remotamente, direto do destino. E também a alta mobilidade não significa falta de proteção. Por outro lado, os provedores de serviços em nuvem têm políticas de segurança e privacidade muito rígidas que usam criptografia para impedir o acesso não autorizado e exigem senhas exclusivas. Veja mais sobre gerenciamento de dados com serviços em nuvem!

Gerenciamento de dados com serviços em nuvem: maior segurança e escalabilidade com custos mais baixos

Você já deve ter concluído que investir em serviços em nuvem pode realmente beneficiar o seu negócio. Na verdade, esse design permite maior flexibilidade no design a um custo menor. Além disso, armazenar dados usando backups em nuvem é muito mais seguro. Todas essas razões mostram por que é importante migrar para serviços em nuvem. Agora que você já entendeu um pouco mais, veja os principais tipos de backups em nuvem!

Principais tipos de backups em nuvem

Como já mencionado, o armazenamento em nuvem pode trazer muito mais segurança aos dados de uma empresa. Além disso, implementar um serviço de nuvem para armazenamento de dados facilita o manuseio de dados e melhora a organização dos dados.

No entanto, é importante planejar seu backup com cuidado. Antes de iniciá-lo, você precisa escolher a nuvem mais adequada.

Isso ocorre porque existem muitos tipos de backup em nuvem disponíveis hoje. Abaixo explicamos como cada um funciona.

Backup em nuvem pública

Este tipo de backup em nuvem consiste em um serviço que as empresas de nuvem fornecem para a Internet pública. Nesse caso, a infraestrutura de TI é gerenciada pela empresa prestadora do serviço e os servidores são compartilhados com outros usuários.

Isso significa que não há custo para os usuários em largura de banda, recursos de hardware e software. Tudo depende do provedor de serviços.

É por isso que esta nuvem é considerada a mais acessível, pois é mais indicada para empresas que desejam ambientes de TI mais disponíveis e seguros e querem ter infraestruturas utilizáveis.

Backup em nuvem privada

Ao contrário dos backups em nuvem pública, os backups em nuvem privada contam com infraestruturas que atendem aos requisitos de uma única empresa. Em outras palavras, apenas uma empresa utiliza centros de dados que permitem o armazenamento em nuvem privada.

Normalmente, esse tipo de nuvem é adotado por empresas que precisam de maior controle e acesso ilimitado aos seus ambientes de TI. Entre as vantagens de utilizar esse tipo de nuvem para backup está a utilização de uma infraestrutura separada desenvolvida pensando nas características e necessidades específicas da empresa.

Em outras palavras, a escolha das nuvens privadas deve ser feita quando a necessidade de customização for maior. Vale lembrar que a implementação desse tipo de nuvem é mais cara que a de uma nuvem pública.

Backup nuvem híbrida

Como o nome sugere, esse tipo de backup é feito em nuvens que misturam armazenamento em nuvem pública e privada. Esta combinação visa combinar o melhor dessas duas nuvens. Quanto às nuvens públicas, elas têm melhor escalabilidade.

Por outro lado, as empresas que precisam armazenar dados críticos ou confidenciais devem optar por fazer backup desses dados em nuvens privadas.