Sua empresa precisa de cloud computing?

Sua empresa precisa de cloud computing?

A computação em nuvem é uma das soluções mais utilizadas pelas empresas para melhorar seu desempenho por meio da transformação digital.

Cloud Computing, também conhecida como computação em nuvem, é um termo familiar nos círculos de tecnologia, onde a nuvem tornou-se um parceiro muito famoso pelos resultados e benefícios que oferece a quem já se rendeu à sua ajuda.

Sendo uma tendência mundial que o mercado não pode ignorar, trouxemos esse texto para explicar quais informações são necessárias para entender tudo sobre serviços em nuvem e ver se sua empresa precisa de cloud computing.

O que é computação em nuvem?

Falando um pouco mais tecnicamente sobre o conceito de computação em nuvem, podemos defini-la como uma tecnologia que utiliza a conexão com a Internet e seu amplo alcance para armazenar diversos recursos, programas e dados.

Essa ferramenta permite o acesso remoto a esses arquivos, o que significa que eles podem ser acessados ​​de qualquer computador ou dispositivo móvel sem necessariamente ter um servidor pessoal.

Hoje, diversos serviços compartilham dessa ideia, como Google Docs, Drive, Spotify e Netflix. Essa tecnologia é utilizada por todos os serviços que permitem que você e outras pessoas acessem o mesmo arquivo de qualquer lugar do mundo pela Internet. Entenda como funciona a computação em nuvem!

Como funciona a computação em nuvem?

A computação em nuvem basicamente funciona usando um servidor remoto para conectar os dispositivos dos usuários a um recurso central. Este servidor remoto é responsável por armazenar todas as informações, dados e programas necessários e pode estar perto de você ou até bem longe, por exemplo em outro país ou continente, podendo acessá-los quando e de onde quiser

Existem três tipos de Cloud Computing. Eles são classificados como públicos, privados e híbridos. Com a variedade desses tipos, é importante que uma empresa usuária desse serviço entenda que a escolha depende de vários fatores como preço, disponibilidade e desempenho. Entenda mais sobre os serviços disponíveis em nuvem.

Serviços disponíveis em nuvem

A computação em nuvem oferece uma variedade de serviços e funções para atender às necessidades das empresas, das quais as três mais importantes são:

Software as a Service (SaaS)

Trata-de de um aplicativo especialmente criado onde funciona como um serviço. Pode ser utilizado gratuitamente na nuvem, sendo necessário um pagamento mensal para a disponibilização do serviço, ao contrário, por exemplo, das licenças de utilizador, que requerem apenas um pagamento para serem obtidas. Esta forma de trabalhar é apreciada e aceita por fornecedores e clientes. Os provedores podem manter uma renda mensal fixa apesar de novas vendas e clientes porque pagam pelo uso. O valor pode ser dividido entre vários clientes que também se beneficiam da disponibilidade do respectivo software.

Plataformas como serviço (PaaS)

PaaS, ou plataforma como serviço, é quando um fornecedor entrega uma plataforma de software que pode ser implementada em diferentes ambientes ou mesmo dentro de um único fornecedor. Em outras palavras, ele funciona sob demanda e permite que você crie, melhore e otimize software e aplicativos conforme necessário. O modelo Paas é vantajoso porque inclui boa infraestrutura e recursos para melhorar aplicações como sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento e sistemas de gerenciamento de banco de dados, por exemplo.

Infrastructure as a service (IaaS)

No IaaS, os recursos de infraestrutura como servidores, data centers, hardware, etc, são alugados. Todos os recursos relacionados à transmissão e armazenamento de dados são disponibilizados mediante o pagamento de uma mensalidade, sendo o modelo mais simples o aluguel de um servidor físico em um datacenter, pois neste caso o cliente não precisa se preocupar com critérios como garantia e disponibilidade de o servidor e outros fatores como a disponibilidade de eletricidade. A empresa pode ser cobrada taxas diferentes para o uso desses recursos, dependendo do número de servidores utilizados e da quantidade de dados armazenados ou transferidos.

Agora que você já entendeu um pouco mais, entenda se sua empresa precisa!

Como sei se minha empresa precisa de computação em nuvem?

Como vimos, existem diferentes modelos de serviços em nuvem, podendo tornar a rotina empresarial mais dinâmica e facilitar o trabalho. Mas como saber se sua empresa realmente precisa desse investimento?

Redução de custos

Sua empresa precisa reduzir custos? Saiba que uma solução de computação em nuvem pode ajudar nessa questão. A principal vantagem neste caso é que as ferramentas gratuitas disponíveis economizam recursos que normalmente são gastos com servidores, energia, manutenção e atualizações.

Mais segurança

Sua empresa investe em segurança da informação? Você ainda acha que esse é um ponto que precisa ser melhorado? Pois bem, com a ajuda de um serviço em nuvem já é possível evitar, por exemplo, a perda de dados, que é um dos eventos mais prejudiciais nas empresas, valiosos. O impacto de ataques virtuais e hackers, no armazenamento em nuvem, é muito menor.

Aumentar a flexibilidade de trabalho

Aumentar a flexibilidade de trabalho é uma forma de obter o melhor resultado, integrando melhor as funções de cada colaborador na empresa. E essa colaboração dentro do ambiente de trabalho fica muito mais fácil com a ajuda da nuvem. Isso porque  permite salvar e compartilhar vários arquivos, permitindo que os usuários trabalhem no mesmo arquivo ao mesmo tempo. Tudo ainda mais inteligente. Além disso, esse uso pode ser feito de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, graças à tecnologia em nuvem. Dessa forma, seus funcionários podem resolver o problema enquanto dirigem para o trabalho usando apenas um celular, tablet ou computador de mesa. Os gestores também têm a vantagem de analisar o andamento dos funcionários em cada projeto, como o Google Docs, que permite ver quem está editando um documento.

Menos dependente da Internet o tempo todo

Se sua empresa é totalmente dependente de conexões e, portanto, enfrenta problemas quando ocorrem eventos inesperados, a nuvem pode ajudar. Com arquivos offline, se você estiver editando um documento e a empresa estiver off-line, você pode continuar editando o arquivo ativando esta opção. Quando a Internet é restaurada, o arquivo também é salvo  com as alterações, para que  em caso de  problema técnico, o trabalho não tenha que parar completamente, causando um atraso indesejado nas propagandas.

Sazonalidade

Sazonalidade é um termo que se refere a fatores externos que de alguma forma afetam um negócio. As empresas costumam passar por períodos em que suas vendas aumentam e períodos em que tudo está muito baixo. Muitos gestores hesitam em investir em determinados recursos por conta dessas fases de menor consumo, então investir em serviços em nuvem é uma boa opção nessa situação.

Como vimos, esta tecnologia permite adaptar os recursos existentes a cada necessidade urgente do negócio.