Prova de conceito (PoC): boas práticas para ter sucesso

Prova de conceito (PoC): boas práticas para ter sucesso

No universo da implantação de projetos é necessário e importante que a equipe entenda as necessidades do cliente, que o cliente disponibilize uma equipe com entendimento do processo e da organização e que faça a escolha do sistema que melhor se adeque ao seu perfil, para que o projeto não fracasse por falta de conhecimento, repasse do conhecimento e testes mal feitos.

A abordagem na hora da venda precisa ser objetiva e clara, então pensando nesses cenários e com o intuito de minimizar a taxa de erros, cancelamentos e fracassos, foi criado uma PoC ou prova de conceito, para garantir que o processo ou recurso fará sucesso. A prova de conceito determina se será viável ou não.

A prova de conceito é bastante eficaz pois valida a viabilidade técnica, identifica expectativas e determina escopo e possíveis personalizações, quando se é necessário verificar se atenderá a expectativa final, o público.

Entenda um pouco mais!

Como criar uma PoC?

Uma PoC de software possui algumas etapas, então é importante entender qual objetivo se quer alcançar, quais especificação precisam ser testadas, prazo, como ocorrerá a implementação do projeto, qual o valor do projeto e se há recursos para executar as etapas.

Após essas respostas, a equipe começa a pesquisar soluções.

PoC e projeto

Após a identificação da necessidade da prova de conceito, equipe montada, escopo e prazo definidos, siga alguns passos para realizar a prova de conceito e converter em uma solução viável.

Conhecimento sobre o produto: reunir o máximo de informações sobre o produto para que os problemas sejam contemplados, a fim de atender as necessidades.

Mapeamento dos problemas: não somente mapear mas entender o encontrar resolução, os problemas precisam ser resolvidos. Avaliar as soluções, quais custos envolvidos e o tempo que será necessário, por isso envolva os membros para essa ação.

Protótipo: com a solução escolhida, crie protótipo do seu produto para realização de testes com os usuários. Esse passo pode ajudar a identificar o que falta para finalizar o produto, reúna os feedbacks.

MVP – Produto de Valor Mínimo: com o MVP é possível descobrir se a prova de conceito levará o produto ao sucesso. Teste o MVP com grupos de público-alvo para identificar a viabilização e também feedbacks.

Especificações técnicas: ao final da prova de conceito, faça um roteiro com as especificações técnicas e melhor forma de trabalhar com o produto, a fim de garantir que os envolvidos estejam cientes e entendendo do processo, com aprovação.

Como prevenir as falhas em uma PoC?

Agora que você já sabe como montar uma prova de conceito, saiba que nem todas são bem-sucedidas. Alguns motivos são:

  • Requisitos mal compreendidos: falta de entendimento do problema pode ocasionar uma resolução errada, pois a PoC serve para saber os problemas e ter a resposta com a solução;
  • Patrocínio: todo projeto precisa de um patrocinador ou sponsor, que será o responsável por bancar a ideia;
  • Gerenciamento: toda mudança requer um gerenciamento, e caso esse item seja deixado de lado ou ineficiente, a PoC não terá o resultado esperado;
  • Custos: a falta de planejamento dos custos culminará no resultado ineficaz, aliado aos itens acima, só gerará custo e perda de tempo;
  • Prazo: o tempo de início e fim precisam ser respeitados para identificar se a PoC terá sucesso, para não perder tempo e dinheiro.

As PoCs podem ser grande aliada na hora de definir a solução, já que mapeará os problemas e os requisitos que precisam ser atendidos, mesmo com todos os desafios.

Entenda o processo e crie expectativas aliadas a boa programação.