O que é a tecnologia de realidade aumentada?

O que é a tecnologia de realidade aumentada?

Cada vez mais conscientes do papel central que a tecnologia desempenha na vida de todos, direta ou indiretamente, muitos executivos, gestores e empreendedores buscam oportunidades para investir em marketing digital. Além de muito eficaz, o marketing digital é barato e seus resultados são fáceis de medir, dando uma imagem precisa do sucesso da estratégia.

No entanto, essa forma de marketing vai muito além da otimização de mecanismos de busca (SEO) e do fornecimento de conteúdo de qualidade. À medida que mais e mais pessoas se conectam à web por meio de smartphones e outros dispositivos móveis, é imperativo considerar como essas tecnologias podem ser aproveitadas para beneficiar os negócios e sua estratégia digital.

Entenda o que é a tecnologia da realidade aumentada e como ela pode ser muito útil neste contexto. Considere, por exemplo, o sucesso de Pokémon Go, lançado em 2016. Além de capturar a nostalgia do público, o game usa realidade aumentada e geolocalização para mostrar monstrinhos no mapa e pela câmera.

O que é realidade aumentada?

Se perguntarmos o que é realidade aumentada, devemos primeiro entender que é muito diferente da realidade virtual. Aplica-se ao ambiente criado por ferramentas de computação em que o usuário executa determinadas tarefas. Um bom exemplo de realidade virtual é o jogo The Sims. A realidade aumentada refere-se à interação entre o ambiente virtual e o mundo físico. Um bom exemplo de realidade aumentada são os adesivos de código QR nas atrações da cidade. Com um aplicativo de leitura de etiqueta instalada neste tipo de tablet ou smartphone, é possível acessar uma espécie de guia virtual com ligação à internet que indica ao turista para onde ir (incluindo seguir o percurso), chegar lá) e apresentar a história, pontos de interesse, pontos turísticos e qualquer outra coisa importante na chegada. Portanto, não é exagero imaginar por que a realidade aumentada é tão popular em muitos campos, incluindo marketing e publicidade.

Como funciona a realidade aumentada?

Agora que você sabe o que é realidade aumentada, provavelmente está se perguntando como ela funciona. Simples: com software, marca mundial física e GPS.

No exemplo acima, o QR corresponde ao que está marcado no mundo físico, o aplicativo leitor de tags ao software gateway que transmite informações ao usuário, e o GPS atua como o “olho” desse software, pois é um software que mostra a localização do usuário no mundo físico.

Por que investir nisso para o meu negócio?

Há várias razões. A primeira se deve ao aumento do uso da internet a partir de dispositivos móveis. De acordo com um estudo publicado pelo IMS, 95% dos brasileiros online usam dispositivos móveis para se conectar, e muitos usam apenas smartphones (indicando que o acesso por computadores está diminuindo). Outro motivo é a versatilidade da tecnologia de marketing digital. Por meio da realidade aumentada, o consumidor pode, por exemplo, saber o preço de um produto sem perguntar ao vendedor, ver dicas de como usar as roupas compradas e, entre outras coisas, fazer campanhas para trazer novos produtos ou serviços ao mercado. A terceira razão é o seu preço. Apesar de todas as vantagens que traz, a realidade aumentada é uma tecnologia barata e, portanto, disponível para pequenas e médias empresas.

A realidade virtual funciona?

Funciona, mas é preciso lembrar que realidade virtual e realidade aumentada não são a mesma coisa, conforme explicado no primeiro tópico. Como a realidade virtual usa um ambiente de computação fechado, essa ferramenta só faz sentido para nichos de negócios muito específicos: entretenimento, jogos, comunicações, tecnologia e segurança na Internet. Isso requer comprometimento de desenvolvedores e outros profissionais, incluindo mais tempo para construir, testar e implantar.

As campanhas que utilizam realidade aumentada trazem benefícios que a realidade virtual não consegue, como maior alcance a diferentes públicos-alvo, menos programação e instalação, investimentos mais econômicos, maior engajamento com os usuários e resultados mais rápidos.

Exemplos de realidade aumentada para empresas

As empresas de varejo nos fornecem os melhores exemplos de realidade aumentada na vida cotidiana. Em 2013, a IKEA, loja de móveis e decoração presente no exterior, lançou  um aplicativo  que permite ao público  visualizar seu catálogo de produtos em casa por meio de uma câmera. Assim, o cliente já tem uma ideia do tamanho real do cômodo e também do projeto.

Outro exemplo é o espelho de maquiagem da marca de cosméticos Shiseido. O espelho, na verdade um monitor de realidade aumentada, foi apresentado na loja para que potenciais clientes pudessem testar na tela o uso de diferentes produtos, ajudar a encontrar as cores certas e sugerir ideias de uso.

As lojas de roupas e calçados costumam oferecer essa solução em suas lojas ou por meio de aplicativos disponíveis ao público a todo momento. Nesses exemplos de realidade aumentada, a ideia é mostrar as peças no corpo do cliente, criando uma visão que o auxilie na decisão de compra.

Outras aplicações da realidade aumentada estão relacionadas à comunicação, educação e arte. Jornais, revistas e também anúncios podem utilizar a tecnologia por meio de códigos QR, exibindo vídeos ou apresentando produtos diretamente na tela do usuário.

Exemplos de realidade no mundo

Na Alemanha, turistas e espectadores podem contar com um sistema de visualização que  conta a história do moribundo Muro de Berlim. O programa inclui alguns vídeos de cenas-chave da construção, incluindo sua demolição em 1989, projetadas na paisagem atual da cidade.

No Brasil, um excelente exemplo do uso dessa tecnologia foi feito com óculos de realidade aumentada para assistir a um vídeo animado e interativo criado por um laboratório experimental que auxiliou enfermeiras e crianças durante a vacinação com uma história que transformou a criança em um super-herói. A marca de tintas Coral propôs um app que resolveria a dúvida de quem quer renovar a pintura da superfície da casa: qual a cor da parede? A empresa poderia continuar operando apenas com estoque físico, o que não deixa muito espaço para imaginar como será o ambiente. Mas ele inovou e criou um app especial que testa com uma câmera as cores das diversas marcas nas paredes, facilitando a localização e a liberação.

Especialmente em campanhas de marketing, a realidade aumentada é usada como solução para algum problema ou questão pública, não necessariamente como publicidade agressiva para obter uma venda imediata.

Como executar uma campanha usando realidade aumentada?

Incorporar essa tecnologia em uma campanha de marketing é uma maneira econômica de oferecer experiências, ajudar clientes em potencial, aumentar as conversas sobre a marca (marketing boca a boca) e aumentar as vendas. Como qualquer estratégia ou atividade de comunicação, o uso da realidade aumentada deve ser bem pesquisado e estruturado. Se você deseja implementar a técnica, considere todos os pontos abaixo:

PLANEJAMENTO

Tudo começa com um planejamento bem amplo e estruturado. Este primeiro passo define o mais importante: o propósito da operação de realidade aumentada. A partir daí, o planejamento deve começar com uma investigação completa do que a empresa planeja fazer com a tecnologia, seja um novo lançamento, esforço publicitário ou campanha de marca.

O plano também define o orçamento para a atividade e o cronograma para sua elaboração e execução. Ambos os pontos são descritos em detalhes para facilitar a adoção e o trabalho em geral. Os seguintes tópicos de pesquisa também fazem parte do planejamento.

PERFIL PÚBLICO

Descreva honestamente o público de sua empresa e, especificamente, quem você pretende alcançar com seu esforço de marketing de realidade aumentada. Comece com uma faixa etária e faixa de renda, considerando também o gênero e os traços de personalidade ou interesses desse grupo-alvo.

Essa etapa é importante para saber se a atividade vai atrair o público, pois os idosos podem se sentir incomodados com o uso de óculos de realidade aumentada ou alguns aplicativos. Os mais jovens, por outro lado, têm um amplo interesse em tecnologia que aumenta o nível de qualidade que pode ser alcançado.

ESTRATÉGIA

Neste ponto a ação começa a tomar forma. A empresa deve definir qual é a sua estratégia para lançar o projeto, levando em consideração quais recursos serão utilizados, qual a estrutura necessária da atividade (se será em um evento ou loja), quais tecnologias serão utilizadas, como a publicidade funcionará, etc.

O objetivo desta etapa é especificar exatamente como a ação funcionará, além de descrever como o plano será implementado.

Especialistas

Isso deve ser feito como uma lista mostrando quais especialistas são necessários para a estratégia. Considere a necessidade de contratar ilustradores, designers, fotógrafos, especialistas em audiovisual, além de programadores, para criar um aplicativo de realidade aumentada. Muito provavelmente, quando você procura uma agência que produza soluções em realidade aumentada, o pacote contém todos os especialistas necessários. Antes de contratar, avalie os portfólios e faça uma revisão completa com um orçamento definido em mente.

RESULTADOS

Mais importante ainda, a coleta de resultados ajuda a medir o impacto e os benefícios de uma atividade. Além da meta, o planejamento também pode definir determinadas metas, pensando nas conquistas que a empresa precisa alcançar.

Exemplos: número de downloads de aplicativos ou engajamentos, número de vendas por estratégia, engajamento e ticket médio. Esses indicadores são importantes para apresentar os frutos do trabalho para a empresa, por isso as metas devem ser alcançáveis.

Outras inovações em marketing, além dos exemplos de realidade aumentada, a tecnologia traz diversas inovações para o marketing.

AUTOMAÇÃO

Trata-se da programação de fluxos de e-mails que são enviados automaticamente aos visitantes do site com a intenção de convertê-los em leads e posteriormente em clientes. É uma estratégia que dá pouco trabalho e deixa o sistema de rastreamento de e-mails e sites por conta do público.

INBOUND MARKETING

Inbound é uma estratégia também conhecida como Marketing de Atração. Para tanto, utiliza conteúdos relevantes e anúncios atraentes no ambiente digital.

BIG DATA

É uma tecnologia que coleta grandes quantidades de informações para empresas e as analisa para auxiliar na segmentação de mercado, novos produtos ou serviços, publicidade e outras estratégias. Essas informações são armazenadas por meio de rastros que os usuários deixam na internet, redes sociais, histórico de buscas, cadastro em plataformas e outras ações.

CHATS

São robôs (bots) programados para atender os visitantes de um site ou página de rede social através de uma caixa de mensagem, chat. Ele é programado com perguntas e respostas padrão, que podem ser mais básicas ou mais complexas, incluindo o uso da próxima tecnologia, aprendizado de máquina. Para que os chatbots sejam eficazes, eles devem em algum nível de dificuldade direcionar o usuário a procurar ajuda. Portanto, este serviço pessoal ainda não pode ser desativado.

Aprendizado de Máquina / Inteligência Artificial (AI)

Isso é aprendizado de máquina. O sistema é programado com algoritmos para que as máquinas desenvolvam gradativamente o raciocínio e respondam aos comandos de forma mais rápida (e convincente).

Você entende o que é realidade aumentada? Teste e confira tudo o que essa tecnologia tem a oferecer, e se tiver alguma dúvida ou quiser mais dicas de marketing digital, continue navegando pelos artigos.